quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nossa realidade.

Muitas vezes ao assumir uma sala de aula os professores se deparam com dúvidas, medos, que na sua formação acadêmica não apresenta uma solução, a não ser a pura prática no dia a dia. Nisto, ao se deparar com alunos que possuem dificuldades na aprendizagem, acabam inicialmente se culpando como “maus” professores, e mais tarde rotulando alunos. Por este motivo, a importância de se conhecer e compreender as dificuldades e transtornos de aprendizagem que cercam a educação.

Precisamos compreender que toda a aprendizagem se coloca em um jogo de memória, de conservação e de armazenamento das experiências anteriores. Esta conservação se dá através do estabelecimento de noções de controle que nascem do confronto entre a experiência anterior com a experiência presente.O termo memória nos apresenta a capacidade de identificar, armazenar e até recuperar informações; modernos estudos da memória humana baseiam-se fortemente em duas medidas: de recordação e de reconhecimento das atividades cognitivas, intelectuais e físicas.
Muito autores associam dificuldades e transtornos com a somatória de fatores genéticos e fatores do ambiente para a concepção da lentidão,das disfunções e da imaturidade no processo de informação que geram os problemas de aprendizagem, estas dificuldades se unem aos ritmos individuais (diferenciados) e aos fatores emocionais que cercam alunos e familiares perante estas situações.

O estudo do Médico Pediatra e Pedagogo T. Berry Braselton em seu livro "Momentos decisivos do desenvolvimento infantil"  nos apresenta as dificuldades dos pais ao encarar o desafio de estimular e compreender a importância do estímulo para a aprendizagem, e é um dos autores que foca com objetividade o uso de exames neurológicos para identificar alguns transtornos que podem ocorrer durante o crescimento. O  Sr. Doutor Daniel Fuentes apresenta junto a convidados em seu livro “Neuropsicologia teoria e prática” da editora Artes médicas, segmentações e estruturações de diversas dificuldades e transtornos de aprendizagem mostrando diagnósticos e possíveis orientações aos profissionais da área para compreender e orientar pais, professores e alunos nesta “batalha”.

Dentre tantas dificuldades e transtornos, existem títulos muitas vezes desconhecidos e difíceis de serem interpretados, para isto, sermpre é necessário o estudo constante para compreensão de cada especificidade.

Por Thaís Cerqueira Jorge Nogueira in Artigo de conclusão de curso para especialista em neuropsicologia - 2009.

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