Este trabalho veio por meio de estudos contribuir para o entendimento do desenvolvimento infantil, levando em consideração as dificuldades que nós professores encontramos para entender o que acontece com nossos alunos desde seus primeiros anos de vida.
Procurei enfatizar meus estudos para que estes pudessem contribuir nos trabalhos diversificados em sala de aula e para compreender melhor o mundo infantil.
De acordo com leituras a partir da revista científica “Viver Mente & Cérebro – Como o cérebro aprende”( Edição Especial nº8) vejo demonstrar que desde o tatear inicial do bebê, passando pela fala, pelo conhecimento, tudo que aprendemos altera nossa rede neuronal. Assim, o desenvolvimento das capacidades cognitivas e do cérebro estão vinculados um ao outro de forma indissociável e, o mesmo, se aplica á didática e ás neurociências. Apenas em conjunto elas podem desenvolver novas estratégias de aprendizado apropriado às crianças, que permitam a educadores reconhecer melhor e estimular os talentos individuais de seus alunos.
Segundo estudos que realizei a partir do livro de T. Berry Brazelton,
“Momentos Decisivos do Desenvolvimento Infantil”( Editora Martins Fontes) os momentos críticos se tornam uma janela através da qual pais e professores podem vislumbrar a enorme energia que alimenta a criança em busca de aprendizado, cada passo dado leva a um novo impulso para autonomia. Quando consideramos estes períodos normais e previsíveis, estes períodos de regressão são oportunidades para compreender mais profundamente a criança e apóia-la em seu desenvolvimento, não para pensarmos que ela está diante de dificuldades intransponíveis.
Baseando –se no livro de Elinor Goldschmied e Sonia Jackson, “ Educação de 0 a 3 anos, o atendimento em creches” estipular um equilíbrio de papéis no ambiente escolar é muito importante, até certo ponto, é uma questão de temperamento o fato de um adulto gostar de ter as crianças sob controle e reunidas ao seu redor, ou então, ser uma fonte de segurança que oferece um ponto de referência para as crianças enquanto brincam. É importante que as educadoras sintam que sua sala, seu ambiente de trabalho, seja atraente e bem organizada para que todos sintam prazer em estar nela, o fato inalterável de que as atividades de comer, brincar e dormir neste mesmo ambiente, não seja transformado em estresse, o sentimento da sala deve ser expresso de carinho, união e diversão, sempre com os limites estipulados.
Para permitir que o trabalho seja facilitador, os materiais, brinquedos de uso coletivo das crianças, devem ser colocados sempre à disposição do alcance destas crianças, para que compreendam que se pega e que se guarda, que se cuida, e que sempre que necessário, podem pedir e realizar o aprendizado de pegar e organizar tudo o que desejarem.
Como diz Zan Mustacchi, dois dos maiores desafios na educação talvez sejam “Aprender a aprender e aprender a ensinar”.
“Aprender fazendo” é o princípio que rege os primeiros anos de vida de uma criança; desde o primeiro choro, bebês ocupam-se de descobrir o que se passa em torno deles.
BIBLIOGRAFIA:
BRAZELTON, T. Berry. Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. {Tradução: Jefferson Luiz Camargo}. São Paulo. Martins Fontes,1994.
GOLDSCHMIED,Elinor/ JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos – o atendimento em creche.{Tradução: Marlon Xavier}.Porto Alegre. 2ªedição.Artmed,2006.
SCIENTIFIC AMERICAN,Viver Mente e Cérebro. “Como o cérebro aprende”.Edição Especial nº8.São Paulo-S.P. Duetto Editorial.2007.
SCIENTIFIC AMERICAN,Viver Mente e Cérebro. “A Mente do bebê – Desenvolvimento embrionário e estrutura neurofisiológica do cérebro do feto e do bebê”.Especial Mente e Cérebro.São Paulo. Duetto Editorial.2007.
SCIENTIFIC AMERICAN,Viver Mente eCérebro. “ A Mente do bebê – Campo subjetivo, universo simbólico e afetivo e fases do desenvolvimento.” Especial Mente e Cérebro.São Paulo. Duetto Editorial.2007.
SCIENTIFIC AMERICAN,Viver Mente eCérebro. “ A Mente do bebê – Campo do conhecimento, aprendizado e aquisição de linguagem.” Especial Mente e Cérebro.São Paulo. Duetto Editorial.2007.
SCIENTIFIC AMERICAN,Viver Mente eCérebro. “ A Mente do bebê – Campo social e interatividade.” Especial Mente e Cérebro.São Paulo. Duetto Editorial.2007.
GOLEMAN, Daniel. PHD.Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente.Rio de Janeiro. Objetiva,2001.
GARDNER, Howard. Mentes que criam: Uma anatomia da criatividade observada através das vidas de Freud, Einstein,Picasso, Stravinsky,Eliot,Graham e Gandhi,Porto Alegre. Artes Médicas. 1996.
FLAVELL, John H. A Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget. São Paulo. Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais ,1996.
ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa.São Paulo. Martins Fontes,1977.
PIAGET, Jean/ INHELDER, Bärbel. A psicologia da Criança. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil,2002.
PERNETTA, César. Amor e Liberdade na Educação da Criança.São Paulo. Vivências Médicas,1982.
*** Trabalho de conclusão de curso _ Psicopedagogia Institucional pelas Faculdades Integradas de Amparo por Thaís Cerqueira Jorge em 2007. ( hoje Thaís Cerqueira Jorge Nogueira).
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