segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Conhecendo o papel do neuropsicólogo

             A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, dedicando-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana ou tal como denominado pelos primeiros estudos nesse campo estuda as funções mentais superiores.
             O Neuropsicólogo atua, principalmente, na avaliação ( exames neuropsicológicos com suporte de psicólogos) e no tratamento ( reabilitação neuropsicológica) das consequencias de disfunções, por sua vez, podem estar relacionadas ao desenvolvimento do sistema nervoso ou ser adquiridas ao longo do curso da fase escolar bem como da vida.
            O exame neuropsicológico consiste na avaliação das diferentes funções mentais: a concentração, as memórias visual e verbal, a capacidade de cálculo, o planejamento, a capacidade de abstração, as habilidades visuo-perceptivas, a linguagem (compreensão e expressão orais, leitura, escrita), a inteligência e várias outras. Esta avaliação é feita com testes que permitem quantificar o desempenho, fornecendo dados objetivos que comparam o indivíduo com outros da mesma faixa etária e escolaridade.
           É possível ter o desempenho prejudicado na escola, devido a vários fatores, por exemplo : problemas de concentração, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, problemas de memória, problemas de leitura ("dislexia") dificuldades com a matemática ("discalculia"), dentre outros.
          Nos casos de dificuldades de aprendizado, o exame permitirá avaliar quais funções estão preservadas e quais estão comprometidas, fornecendo um perfil do indivíduo. O exame neuropsicológico permite determinar quais problemas estão causando as dificuldades e sugerir um tratamento. Mesmo naqueles casos onde já se tem um diagnóstico pode ser necessário documentar e quantificar as dificuldades de modo objetivo. Por exemplo, o caso de crianças ou adultos que sofreram um traumatismo craniano e ficaram "diferentes" (acidentes automobilísticos, quedas, traumatismos de parto), pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais ("derrames") ou que sofreram neurocirurgias, casos de intoxicações graves ou alcoolismo, afogamentos e muitos outros exemplos.
          O Exame Neuropsicológico também é frequentemente utilizado em algumas situações legais. A primeira delas é a necessidade de se documentar de modo objetivo o estado mental alterado de um indivíduo com vistas à sua interdição (por senilidade, por retardo mental, por sequelas de traumatismos de crânio, etc.). A segunda é a necessidade de se documentar o estado mental preservado, para que se possa assegurar a validade de um testamento ou qualquer outro documento legal, por exemplo. Por último, o exame serve para documentar problemas adquiridos no trabalho, com vistas a sustentar processos trabalhistas (em geral intoxicações em indústrias e traumatismos de crânio durante o trabalho).

Projeto "Neuropsicologia na escola"  escrito e registrado por Thaís Cerqueira Jorge Nogueira, Setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário