Bom dia!
Hoje venho para apresentar um assunto muito importante e que infelizmente nem todas as escolas têm esta visão: colocar uma psicopedagoga trabalhando no ambiente escolar.
Lendo muitas pesquisas, concluí que, muitos mantenedores confundem às vezes a posição do Coordenador Pedagógico com a posição da Psicopedagoga, e a partir destes textos, relato minha conclusão.
Espero que vocês gostem.
...”O psicopedagogo não
é um mero “resolvedor”de problemas, mas um
profissional que dentro
de seus limites
e de sua especificidade, pode ajudar a
escola a remover obstáculos que se interpõem entre os sujeitos e o conhecimento e a formar cidadãos por meio da construção de
práticas educativas que
favoreçam processos de humanização e reapropriação da
capacidade de pensamento crítico."
TANAMACHI, 2003,P.43
O ambiente escolar depara-se com
diversas situações durante todo o processo de educação, principalmente no
desenvolvimento dos alunos a partir dos 3 anos de idade.
O
papel do Psicopedagogo Institucional no ambiente escolar favorece a escola uma
melhoria das adaptações necessárias aos alunos com dificuldades ou transtornos
comprovados, além de auxiliar Coordenadores Pedagógicos com relações
interpessoais de alunos, avaliando além das condutas intraescolares.
O
Psicopedagogo Institucional é indicado para assessorar e esclarecer a escola em
diversos aspectos do conhecimento e nos processos ensinoaprendizagem,
verificando as deficiências não só dos alunos, mas também do cotidiano escolar
em adaptar-se às diferenças existentes dentro de uma sala de aula.
A
meta do Psicopedagogo na instituição escolar é auxiliar na investigação do
processo de aprendizagem do aluno e seu modo de aprender, identificar as áreas
de maiores dificuldades e com suportes necessários extraescolares,
iniciar atividades que auxiliem o bom desenvolvimento do aluno, dentro do
ambiente que seus familiares escolheram. Estes suportes extraescolares, encaixam-se
em exames médicos pediátricos, neurológicos, psicológicos, fonoaudiológicos e,
de processamento auditivo; exames que indicam caminhos para melhor atender o
aluno com dificuldades ou transtornos, além de um vínculo fortalecido com a
família, que irá nos auxiliar a nortear as funções, conquistas e dificuldades
dos alunos no decorrer de seu ano letivo.
É
necessário deixar claro, que o Psicopedagogo Institucional, não atuará como
Coordenador Pedagógico, e sim como um facilitador pedagógico ao aluno, tendo
também a colaboração dos Coordenadores e Professores da instituição.
Sua
função será analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou
prejudicam uma boa aprendizagem, propõe e auxilia no desenvolvimento de
projetos favoráveis às mudanças escolares, visando evitar processos que
conduzam às dificuldades do conhecimento e seus desenvolvimentos. O
desenvolvimento de atividades que vise ampliar a aprendizagem através de jogos
e da tecnologia que hoje cercam nossos alunos, que integre a atenção,
interesse, raciocínio e informações que faça com que os alunos atuem
operativamente nos diferentes níveis de escolaridade. Por este motivo, a
educação deve ser encarada como um precioso processo de construção do conhecimento
construído previamente, durante o desenvolvimento infantil.
O
psicopedagogo Institucional visa à prevenção e a terapia, do aluno, da família
e principalmente da escola; em uma visão preventiva, cabe a ele detectar
possíveis perturbações no processo de ensinoaprendizagem, participar ativamente
nas dinâmicas das relações escolares em todos seus níveis, promover orientações
metodológicas e quando necessário, realizar adaptações de ambiente e materiais.
Na caraterística terapêutica, o psicopedagogo tratará das dificuldades de aprendizagem
diagnosticando-as através de métodos individuais e técnicas “remediativas”,
estabelecendo contato com outros profissionais (como já citados), para melhor
adaptação do aluno ao seu ambiente.
Faz-se
necessário entender que, o Psicopedagogo Institucional, por mais que esteja
preparado, não atua clinicamente, mas sim, visando às melhorias no ambiente
escolar e suas adaptações: Escola + Família, assim como, Família + Escola.
O
conhecimento e o aprendizado não são funções exclusivas do ambiente escolar,
partem de um princípio familiar, de um convívio social, do mundo e das pessoas
que a cercam.
A família é
seu primeiro vínculo, a base de seus conhecimentos e estímulos, o que a família
pensa, anseia, propõe em objetivos e expectativas relativas ao desenvolvimento
cognitivo de seus filhos são de grande valia, principalmente quando o ambiente
escolar favorece o suporte e a segurança de que, se algo perder-se, da
estrada, do desenvolvimento cognitivo ‘tradicional”, haverá uma busca de
formas, atitudes, atividades e compreensão de como esta criança poderá estar
novamente, desenvolvendo-se de maneira coerente, respeitosa e garantida.
É desta
forma que flui o trabalho do Psicopedagogo Institucional, quando em consonância
com a parceria escolar reflete efeitos positivos para a minimização das
dificuldades que emergem no ambiente escolar, apresentando desafios diários,
requerendo envolver sempre ao principal objetivo da educação, favorecê-la
independente de cor, raça, credo, dificuldades ou deficiências.
Espero que com este texto, tenha ajudado a muitos Profissionais, Professores, Pedagogos, Mantenedores e Pais de alunos com Dificuldades Escolares a compreender o papel de cada profissional dentro do ambiente escolar.
Agradeço especialmente à todos os profissionais que estudam as necessidades reais da Educação Inclusiva e que, com seus textos colaboraram para esta organização apresentada.
Até mais. :) Bom final de semana.
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