sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Culturas

Nosso país vive em uma cultura onde o bonito é mostrar o corpo, cultuar a corrupção e a educação ser baseada no "tudo ou nada" onde os alunos aprendem conforme o “humor” de seu professor. A mídia baseia-se no que lhe dá retorno financeiros: guerras, novelas, filmes, realites shows... e o governo baseia-se no "manda quem pode". E ao observarmos este país, sim, nos vemos em um local onde as expectativas vivem abaixo dos sonhos, e estes além das possibilidades.
       No Irã,  em Israel, brigas entre Afegãos, Mulçumanos e Palestinos, e a cultura deles, o que lhes propõem? Cultuar guerras, morrer em troca de virtudes religiosas, abandonar sonhos e desejos em prol de um governo que lhes confundem opinião com religião. As mesmas expectativas vivem abaixo de seus sonhos, e estes, por mais simples que sejam, procuram até mesmo sonhar com as possibilidades.
       Não há diferenças entre estes "mundos", o homem luta e mata pelo poder, pela ambição, move guerras sociais, intelectuais e internacionais para alcançar seus objetivos, "olho por olho", a nova "moda' guerrilheira.
Educação? Respeito mútuo? Família? Ética? Dignidade? Honestidade? Moral? Quais destes ítens move hoje o homem? Infelizmente há uma crise, conflitos entre o que deveria ser direito e dever do povo, do governo e da família.
Presenciamos ultimamente, guerras sociais onde o homem visa “matar ou matar”, seja seu familiar, um amigo, e até mesmo crianças, para no final apenas afirmar que com uma arma em mãos pode mais que qualquer um. Qual a educação que o formou? Que ambiente é este onde cultuar as mortes de forma trágica torna-se lei moral e divina? O que serão daqueles que um dia, talvez plantem uma esperança?
       Pobres coitados! Daqueles que não possuem capacidades para ampliar suas expectativas, mas quais as possibilidades utilizadas? Quais seus pontos de maior força?O que rege seus pensamentos? O que aprende na escola ou onde convive?
Bons daqueles que podem deixar de lado as dificuldades sem culpá-las e chegar a realizar seus sonhos; coitados daqueles que mesmo sonhando culpam suas dificuldades e não enxergam suas possibilidades, que estão por aí, se mostrando, estendendo as mãos, seja em uma favela, em um bairro qualquer.
       O homem, movido por paz ou pelos pecados capitais?
       Movendo montanhas ou destruindo a fé?
       A cultura é a base da sociedade, que o governo rege mas que não comanda a mente humana, e eles tentam, mas cada um por si só sabe o quanto lhe vale batalhar pelo que acredita ou pelo que lhe impõem, seja no Brasil, no Irã, em Israel, em qualquer lugar do mundo.




Thaís Cerqueira Jorge Nogueira, Pedagoga, Artigo escrito para debate entre vestibulandos a partir de Proposta de redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário