segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Voltando...Pedagoga X Mãe

            Olá queridos amigos e amigas!
            Após um longo período longe deste meu cantinho volto a falar com vocês.
            Pedagoga X Mãe. Dilemas, sofrimentos, dificuldades mas acima de tudo amor.
           Hoje, mãe de uma princesinha de 03 anos, muitas vezes me pego cometendo erros comuns que como pedagoga formalizava com pais que não daria certo, e realmente não dá.
           Não temos como construir uma educação baseada em amor sem limites e limites sem amor.
           Toda criança vai testar, toda criança vai fazer birras, vai chorar, espernear e nós, temos de ter uma calma....peraí! Nem sempre! Precisamos sim chamar a atenção, colocar ponto final em birras e gritos, principalmente porque a criança é o espelho de nossas condutas.
           Se todas as vezes que ela fizer algo que você não concorda, você castigar = errado, se toda vez que ela fizer o certo e você não valorizar = errado também! Já está mais que comprovado que a criança que recebe estímulos positivos pelo que faz, cresce mais confiante e feliz, e não há como não desejar que seu filho (a) seja um adulto confiante, preparado para o futuro.
            Não posso dizer que como pedagoga especialista em duas áreas que não erro, claro que erro, sou humana e sou mãe, mãe recobre todo o filho com seu carinho, finge não ver determinadas coisas, parece não querer aceitar que eles estão crescendo....por outro lado, é necessário mudar a visão de mãe para pedagoga, pois nossos filhos estão no mundo para o mundo, não para nós.
              Fez errado, explique o erro. Fez de novo, tire um brinquedo e o coloque de lado, onde a criança o veja mas que sabe que, quando pedir desculpas e compreender o que fez, poderá recebê-lo de volta. Quer colocar de castigo? Tudo bem, em seu quarto, sem bater, sem gritar ou espernear, simplesmente diga: Você fez errado, agora está sem brincar. Se a criança realmente entendeu que fez errado depois de sua conversa, ela vai chorar, não vai brincar e vai te chamar para pedir desculpas, Mas, se ela estiver brincando....sua conversa não teve sentido para ela...ou você só gritou ou não está sabendo conversar.
                Não há manual de educação, a minha não é igual a sua, mas vivemos em um mundo que exige mínimas regras de sociabilidade e ética, portanto, você sabe o caminho que deve seguir. 
                   Logo volto com nossas conversas, e se quiser, opine, debata, estamos aqui para isso!
                   Beijinhos e até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário