terça-feira, 23 de abril de 2013

O Papel da Psicopedagoga Clínica na Educação Escolar

                Hoje, com o mundo repelto de novidades, nos deparamos com muitos desafios a enfrentar no contexto educacional e escolar.
               Muito se fala no auxílio Psicopedagógico Clínico, porém, muitos não conhecem o papel da Psicopedagoga Clínica na formação escolar de crianças e adolescentes que apresentam Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem.
               A Psicopedagoga Clínica é uma profissional capacitada para auxiliar a criança ou adolescente a aprender a conviver com suas dificuldades e limitações de forma que possa durante seu ciclo educacional, formar pequenos padrões individuais de aprendizagem, ou seja, derrubar as barreiras das dificuldades através de atividades mais lúdicas, mais enfáticas de acordo com suas necessidades educacionais.
                 Para tanto, a profissional não trabalha sozinha, é muito importante os pais e/ou responsáveis terem o acompanhamento do pediatra, antes de procurar a profissional, pois é o Médico pediatra que conhece todo o desenvolvimento da criança, ele quem irá verificar a real necessidade e fazer o encaminhamento à profissional. Se houver necessidade, a Psicopedagoga trabalha em conjunto com outros profissionais da educação e saúde como: Fonoaudiólogas, Terapeutas Ocupacionais, Neurologistas, Psicólogos Infantis, Pediatra, entre outros de acordo com as becessidades apresentadas.
                 A escola também trabalha em conjunto com a profissional, é ela quem irá nortear as dificuldades da criança ou adolescente através de relatórios dos profissionais como professores e coordenação pedagógica, para que o resultado seja efetivo, e de forma que, a escola também compreenda as necessidades que este aluno apresenta. Também existe a possibilidade de visitas escolares, onde a profissional, com pedido e autorização dos diretores de escola, acompanhem o professor na preparação das atividades para que os onjetivos sejam precisos. Porém, é necessário o entendimento de pais e educadores de que a escola não é responsável pelas atividades psicopedagógicas, e que este trabalho é conjunto entre os profissionais.
                  O atendimento psicopedagógico é realizado individualmente, não em grupos, para que se possa conhecer a criança ou adolescente e ter o momento adequado de conversas, atividades e estudos, sem interrupções. É realizada de início, uma entrevista com os pais ou responsáveis para se conhecer e entender o caso e o encaminhamento pediátrico, a partir disto, são realizadas sessões de investigação diagnóstica e atividades indicativas, para então iniciar as atividades efetivas necessárias para auxiliar nas Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem.
                 A Psicopedagogia Clínica não atua como professora particular, mas sim, como orientadora e norteadora das atividades diárias e educacionais que facilitarão o entendimento e aprendizado daqueles que precisam. A vantagem deste trabalho é auxiliar no desenvolvimento de aprendizagens, conviver com suas dificuldades encarando-as de forma a entender o contexto, sem fazer parte de uma rotina maçante de longos estudos não compreendidos.
               A Psicopedagoga Clínica vem unir esforços com pais e educadores para que crianças e adolescentes com Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem possam se desenvolver educacionalmente e profissionalmente sem maiores problemas. Aprender a aprender enfrentando limitações.
 
Thaís Cerqueira Jorge Nogueira. Psicopedagoga Clínica.