segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bullying : conhecer para saber.

      Hoje o Bullying está na moda, muitas pessoas afirmam presenciar ou ter sofrido Bullying, mas vamos ser sinceros, Você sabe realmente o que é o Bullying?
      Neste mês, estarei postando um pouco sobre meus estudos neste tão comentado assunto e espero auxiliar quem tem dúvidas a este respeito.

      Assédio escolar,comumente referido pelo anglicismo bullyng, é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma." ( Wikepedia)

       A maior questão em relação a este tema é compreender como ele ocorre, pois muitas vezes, nós seres humanos, lemos coisas e não a interpretamos, assim como, assistimos a uma televisão e não prestamos total atenção ao que está sendo narrado e demonstrado.
        O Bullying não ocorre do dia para noite, ele vem de uma sucessão de violências verbais e/ou físicas, constantes, sem pausa, sem trégua, onde a vítima é sempre levada ao sofrimento; a angústia; ao medo.
          Quando um pai ou uma mãe chama seu filho de "gordinho" de uma maneira carinhosa, onde esta criança entende que não está voltado ao lado pejorativo, isto não é Bullying, pois a criança entende o "rótulo" referido e consegue tranquilamente seguir seu caminho, porém, se este "gordinho" na escola se tornar um apelido pejorativo como: "baleia, saco de banha..." isto sim, sendo sucessivo, torna-se o Bullying, mais grave se esta criança tornar-se escrava do apelido ou "rótulo" recebido.
            Todos nós recebemos algum rótulo, seja este na vida em família ou na sociedade, estes só são levados a sério se nós resolvermos que precisamos mesmo deles, se caso for negativo, geralmente lutamos para que isto não reflita em outros meios sociais. Como disse, todos nós temos um rótulo, "arrumadinho, xereta, magrelo, sargentão, etc..." cabe a nós levarmos em consideração o que pretendemos em relação a isto.
             Quando a criança ou o adolescente recebe um rótulo na escola, ele precisa estar consciente do que aquilo irá representar para ele e para sua vida em sociedade, neste caso, entra a função dos pais, em estar sempre atentos aos acontecimentos, conversar com os filhos a respeito de assuntos variados,  estar sempre em contato com a escola; se este rótulo ferir, é preciso que estes pais procurem imediatamente a escola, fale com professores, e responsáveis pelo ambiente, conversem e se preciso. procurem ajuda de um profissional, para que não se prolongue as dificuldades e que este rótulo não interfira no desenvolvimento mental e moral de seu filho.
          O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen  na Noruega,Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:
* o comportamento é agressivo e negativo;
* o comportamento é executado repetidamente;
* o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O assédio escolar divide-se em duas categorias:
* assédio escolar direto;
* assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social
             O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social, pois mulheres e crianças estão mais propensas a levar ofensas verbais em consideração, ou seja, as ofensas verbais fixam-se na memória e vagam pelo pensamento insessantemente.
               Portanto, toda orientação faz-se necessária a criança ou adolescente quando falamos em convívio social, todos nós passamos por dificuldades e somos colocados aprova para enfrentá-las, depende de nossas estruturas emocionais e familiares.
               A orientação profissional a criança ou adolescente que sofre o Bullying é fundamental, pois este profissional  ( psicólogos e /ou psiquiatras) realizará orientações necessárias para que este indivíduo não se torne depressivo e nem realize a tentativa de suicídio, muito comum nestes casos.
                 Muitas pessoas acreditam que a vítima do Bullying muitas vezes aumenta sua situação, fazendo com que chame mais a atenção do que necessário, estes casos são de extrema importância, pois, a partir do momento que uma pessoa se faz "aparecer" é porque alguma ajuda ela necessita. Ficar atento a estes casos é muito importante, pois quanto antes "diagnosticado" mais fácil o tratamento tem uma efetivação para diminuir transtornos emocionais e até mesmo possivelmente, em graus menos traumáticos, excluí-los da vida desta vítima.

A continuar....

Você quer se informar mais? No wikepedia (google) você encontra toda definião de Bullying e informações muito significativas a respeito.

Thaís Cerqueira Jorge Nogueira - 2011 in estudos particulares.