quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Esperança

             Acreditamos fielmente na palavra "Esperança", e muitas vezes, não fazemos nada para que ela possa ao menos tentar se mostrar. Costumamos dizer: "tenho esperança de...." mas, muitas vezes, quantas montanhas movemos para que esta "esperança" se torne uma realidade?
            Esperança, sonhos, desejos... tudo isso se tornam ilusões se a cada dia não tivermos coragem de dar um passo a frente, ao invés de apenas permanecermos onde estamos ou até darmos um passo atrás.
            A muitos anos atrás, eu tinha esperança de que o mundo fosse como antigamente,quando como eu ainda era criança, brincando na rua sem ter medo de sequestro, ladrões; subindo em árvores sem ter um adulto falando " cuidado, tadinho..." sonhava que as crianças pudessem ser como eu: LIVRES; mas, esta esperança foi mudando, surgiram os video-games poderosos, os computadores, a internet... agora, brincadeira de criança é matar em frente uma tela, com a mamãezinha fazendo comida e dando na boca, levando a mochila do filho para a escola enquanto ele a xinga pois está com o cabelo sem o "gel" que ela não comprou.
           Esperança.... nossa esperança se misturou com a falta de moral, com a falta de educação, com a falta de compaixão...
           Muitos acreditam que a escola tem que educar, mas não apenas na parte de conhecimentos específicos, mas na moral; doce engano, doce veneno; a escola é local de mostrar habilidades cognitivas, aquelas que desenvolvemos com estudo de línguas, culturas, cálculos.. e onde colocamos em prática o que deveríamos aprender na educação de casa, que seria: obrigado, com licença, prazer, desculpe...
           Mas, infelizmente, muitos não acreditam nisso e preferem misturar a falta de educação com o "Bulyng",  falta de compaixão com o "Bulyng", a falta de respeito com o "Bulyng"... mas aí me volto nas recordações de minha infância, eu fui muito criticada, "zoada" por muitos colegas, e hoje não tenho traumas, melhor, sou educadora, daquelas que cultiva um por favor e muito obrigada, que demonstra a importância do Sim e do Não, e que muitas vezes também, entra em conflitos com os pais que acreditam que mimando educam!
         Outro dia, em uma de  minhas especialização, questionaram-me a respeito de como educaria meus filhos, e respondi, de boca cheia: " Educaria como meus pais me educaram, talvez até com mais rigidez que eles", uma colega, virou-se e disse: " Eu jamais vou educar meus filhos como meus pais, eu levei uns tapas, não podia sair sem horário para retornar, tinha que dormir antes das dez horas....e pior, viajar com namorado, jamais!!!" Aí vem a questão, dos valores, da moral, do que realmente aprendemos com nossos pais, os meus pais foram e são como os dela, e hoje, eu sou feliz, tenho um emprego, tenho boa parte dos meus sonhos realizados, atuo na área que me identifico....sou feliz! Sem vícios, sem doenças, sem drogas....     O que vemos nos dias de hoje, crianças engravidando, crianças se drogando, crianças com armas nas mãos.... e nossos pais é que estavam errados?
           Por isso que escrevo este artigo, para podermos refletir sobre nossas ESPERANÇAS, sobre o que desejamos e sobre o que fazemos para que elas aconteçam, pois, se apenas sonharmos, um sonho lindo.... precisamos é agir, andar, subir degraus e se precisarmos descer, descer com fé que poderemos voltar a subir novamente após os aprendizados, cultivar o respeito, a moral e usar as "palavras mágicas" que são mágicas mesmo, pois bem ditas conseguem muitas coisas...
          Hoje, neste artigo, não lhe trago respostas, lhe trago dúvidas, pois educação também são dúvidas, e através delas é que aprendemos, por isso, pare, pense, reflita... O QUE A PALAVRA ESPERANÇA SIGNIFICA PARA VOCÊ? 
         Depois se quiser, me conte, envie-me um e-mail ou simplesmente faça o que se é preciso, reflita e mude o que ainda tem a oportunidade de mudar e SEJA FELIZ!

Thaís Cerqueira Jorge Nogueira.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um ser humano completo

Existem pessoas que acreditam que para o ser humano ser completo, ele precisa:
* Plantar uma árvore;
* Ter um filho;
* Escrever um livro.;
Eu passo a discordar, acredito que para um ser humano ser completo, ele precisa de uma "cadeia" de pequenas conquistas, que muitas vezes passam desapercebidas no mundo corriqueiro e competitivo de hoje, entre elas:
* Ter uma família que nos instrua de maneira onde aprendemos a respeitar, amar o próximo, ser éticos e acima de tudo, assumir nossos erros;
* Sabermos lidar com as diferenças, que são muitas, e que mesmo muitas vezes sendo difíceis, nós abrimos espaço para a perseverança e conseguimos lutar contra nossos preconceitos;
* Olhar para nossa vida e ver que pudemos amar muitas pessoas, espalhar felicidade em pequenas tristezas, sorrir em momentos difíceis e acima de tudo, rever nossa vida e descobrir que fomos muito amados, especialmente, mesmo que por uma unica pessoa e entender que este amor valeu por toda nossa existência.




Thaís Cerqueira Jorge Nogueira - Votos de natal, Dezembro de 2010.