quarta-feira, 24 de março de 2010

Como as nossas emoções controlam a mente.

Nossa mente poderia ser entendida como um espaço interno, ou seja, uma sala,dentro dela se encontram os pensamentos. Estes poderiam ser comparados à indivíduos que estariam habitando a mente.
Tudo o que se passa no mundo exterior à mente é imediatamente interpretado pelos pensamentos que nela estão,pois sempre necessitamos dar um sentido,  para tudo que se passa no mundo tanto no exterior quanto ao  interior.
O que a mente faz, continuamente, é dar sentido, significado, interpretar tudo, tudo o que acontece. Se interpretar bem, somos felizes e vivemos dentro da realidade, se fizer isto mal, passamos por todos os âmbitos maldosos assim"desejados".
Assim, o modo como nos sentimos (emoções e sentimentos), nos comportamos e as reações de muitos de nossos órgãos internos (coração, estômago, intestinos e muitos outros), estão diretamente relacionados ao modo como pensamos.
As sensações em nossos corpos são geralmente devidas às emoções associadas a pensamentos específicos. Estas sensações são muitas vezes confundidas com doenças ou sintomas de doenças,portanto, o que se é, o que se sente durante a vida, é a própria conduta e mesmo os impulsos que se tem são devidos aos pensamentos dominantes, aqueles que vêm regendo toda a nossa vida.
Podemos observar bem nossas emoções e nossos corpos, pois,as emoções são mais intensas, fortes e relativamente breves, como por exemplo, o medo, a raiva, estar apaixonado, ter repulsa a algo etc. Já os sentimentos são mais prolongados, suaves e menos intensos. Exemplos deles são o amor, a amizade, a confiança, a estima, sentimentos estéticos diante do belo, — mas também a mágoa, o ressentimento, a amargura, a desconfiança, o tédio, a tristeza etc.
O fato é que as emoções e os sentimentos se refletem integralmente em nossos corpos. É por isto que sabemos que estamos com raiva, felizes, insatisfeitos... 
Assim, aprender a identificar as emoções em si mesmo, equivale a saber ler as sensações e pensamentos que estão intimamente ligados a eles.

Por: Thaís Cerqueira Jorge Nogueira, in estudos em Neurpsicologia, aula dada pelo  Prof.Reinaldo Hidalgo Guidolin.